Quais os cuidados devo ter com meus painéis?

Quais a principais recomendações em sistemas fotovoltaicos.

Caio César Rubo

10/19/20243 min read

Quais os cuidados devo ter com meus painéis?

Quanto custa a falta de manutenção?

No geral a própria chuva encarrega-se de fazer a limpeza dos painéis. Contudo, em locais onde há muita poeira no ar, se faz necessário limpeza manual periódica.

Mas o quanto isso prejudica?

Em situações extremas, perdas de até 30% onde nunca se realizou a limpeza dos painéis, locais onde há uma baixa incidência de chuvas.

Manutenção:

O módulo de energia solar é o principal ativo do sistema de geração de energia fotovoltaica. Para o correto funcionamento, é necessário que os raios solares sejam totalmente captados pelas células fotovoltaicas. Sendo assim, a superfície do módulo deve ser mantida isenta de qualquer tipo de mancha, corpos estranhos ou sujeira que possa causar sombras nas células, caso contrário,o módulo não irá operar em sua potência máxima projetada.

Limpeza dos painéis.

Quais os equipamentos necessários?

Não se deve andar sobre os módulos!

Antes de iniciar, é necessário fazer uma verificação visual, atestando que nenhum deles está com o vidro trincado. O momento correto do dia para realização deste processo é no início da manhã ou final da tarde, quando os módulos apresentam uma menor temperatura em sua superfície. Evitando possíveis danos causados ao vidro devido ao choque térmico, ou seja, o contato da água fria com a alta temperatura presente na superfície do módulo.

Posso utilizar produtos de limpeza?

Não é permitido a utilização de produtos que contém álcool ou aditivos em sua composição, pois tendem a deixar manchas na superfície do produto, estas por sua vez comprometem a captação da luz solar pelas células e consequentemente a potência gerada pelo módulo.

Cuidados:

Cuidado ao utilizar equipamentos de limpeza que exerçam contato direto e pressões excessivas na superfície do produto, pois pode ocasionar danos ao módulo. Estes danos vão desde riscos nos vidros causado pelo efeito de abrasividade, até o comprometimento dos componentes do módulo, incluindo trincas e microfissuras nas células fotovoltaicas.

Em caso extremos utilize detergente neutro com moderação porém ciente que o manual de instalação não recomenda.

Além da limpeza, existe mais algum cuidado?

Sim, além da limpeza existem outros cuidados. Vamos listar alguns:

  1. Se faz necessário a verificação do aperto das estruturas. Por serem de metal, ocorre à dilatação térmica: o metal expande ou contrai com a variação de temperatura das estações ou até mesmo do dia e da noite, esse efeito causa o afrouxamento dos parafusos. O ideal é na limpeza o profissional já verificar os apertos, a falta dessa da verificação dos aperto pode ocasionar que os painéis se soltem dependo do vento.

  2. Devido ao mesmo efeito da dilatação térmica, se faz necessário a verificação das conexões elétricas nos disjuntores, DPS, na conexão do Inversor ou Micro Inversores. Essa recomendação vale para toda instalação elétrica independente de ter o sistema fotovoltaico ou não.

    É importante o consumidor entender que as instalações elétricas correm o risco de incêndios, geralmente ocasionados pela falta de manutenção ou má execução dos serviços.

  3. De tempos em tempos, é recomendado após períodos de chuvas, fazer a inspeção visual dos DPS, para verificar se os mesmo não atuaram.

  4. Recomendamos também o consumidor verificar via aplicativo do monitoramento, o desempenho de seu sistema, e a qualquer anormalidade avisar a empresa instaladora para fazer um diagnóstico.